UPAs atendem até quatro vezes acima da capacidade em Porto Alegre

Pronto atendimentos tinham ocupação geral de 130%, na tarde de hoje, com 67 pessoas aguardando internação ou atendimento nas unidades

Foto: Ricardo Giusti / CP

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Porto Alegre seguem atendendo, nesta quarta-feira, uma quantidade superior à capacidade suportada. Até as 15h, as quatro UPAs da cidade recebiam 106 pacientes para um total de 45 leitos, o que corresponde a 215,55% de ocupação.

O pior cenário é registrado no Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, na zona Sul, que dispõe de 12 leitos, mas atendia, no início desta tarde, 47 pessoas, ou seja, uma lotação quatro vezes acima da capacidade do local.

Na sequência, aparece o Pronto Atendimento da Bom Jesus, na Zona Leste da capital, que no mesmo período tinha 16 pacientes para 7 leitos, o equivalente a 228,57% de ocupação.

Ainda na zona Leste, o Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro era o que oferecia as melhores condições, mesmo trabalhando acima dos 100%. Com nove leitos à disposição, o local tinha 12 pessoas internadas nesta tarde.

Já na zona Norte, a UPA Moacyr Scliar, com 17 leitos, recebia 26 pacientes.

Fila para atendimentos, internações e transferência para UTIs

Fora dos leitos, há fila de pacientes aguardando por internação ou atendimento nas unidades. Até às 15h, havia 67 pessoas nessa condição.

Além disso, entre as pessoas que já haviam recebido assistência clínica, oito permaneciam, em estado grave, aguardando remoção para um leito de Unidade de Terapia Intensiva.

A situação das vagas de alta complexidade em Porto Alegre também ainda preocupa. Com 99,39% de ocupação, as UTIs tinham 983 pacientes para 992 leitos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, dos 18 hospitais monitorados, oito seguem operando no limite ou acima da capacidade. Além disso, havia 94 pacientes em estado grave aguardando, em emergências, uma vaga de UTI.