Em um mês, RS registra queda de 38% nas internações relacionadas a Covid-19

Nesta tarde, hospitais atendiam 5.516 pacientes com suspeita ou com a contaminação confirmada

Foto: Mauro Schaefer / CP

O Rio Grande do Sul teve queda de 38,26% no número de internações relacionadas ao coronavírus em leitos clínicos e nas unidades de terapia intensiva (UTIs) no últimos 30 dias. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), no dia 15 de março havia 8.935 pessoas internadas em leitos clínicos e de UTI com suspeita ou contaminação confirmada. Já nesta tarde, há 5.516 pacientes com ambos os quadros de saúde e circunstâncias de internação.

No entanto, a ocupação geral dos leitos de enfermaria e de UTI segue sendo composta, em maioria, por pacientes com diagnóstico confirmado da doença. Há um mês, 65% dos pacientes em leitos clínicos e 76% nas UTIs haviam testado positivo. Nesta quarta-feira, os contaminados respondiam por 34% das internações em leitos clínicos e 69% nas UTIs.

Mesmo assim, a ocupação geral dos leitos de tratamento intensivo permanece crítica no Rio Grande do Sul. Segundo a SES, a lotação é de 90%.

A rede privada segue com o pior cenário, com ocupação de 101,7%. Nas instituições que atendem pelo SUS, a taxa é de 85,8%.

Até às 15h30min desta tarde, apenas a região de Uruguaiana, uma das 21 regiões Covid dividias pelo distanciamento controlado, tinha mais pacientes do que leitos alta complexidade.

Nesta tarde, há um total de 160 pessoas aguardando remoção para um leito de UTI, o que representa um aumento de 13 pacientes nessa condição, no comparativo com o início da noite dessa terça.