Após ano em queda, mercado de trabalho do RS mostra recuperação parcial no quarto trimestre de 2020

Dados são da primeira seção do Boletim de Trabalho do RS divulgado, nesta quarta-feira, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE)

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Depois de três trimestres de números negativos, afetado pela pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho gaúcho reagiu no quarto trimestre de 2020, com recuperação parcial em alguns dos principais indicadores na comparação com o trimestre anterior. A taxa de desemprego no Estado caiu de 10,3% para 8,4% no quarto trimestre, o que corresponde a uma queda de 98 mil pessoas no número de desempregados. O movimento coincide com a recuperação no período na Taxa de Participação na Força de Trabalho (TPFT), que indica a porcentagem de pessoas em idade de trabalhar (14 anos ou mais) que estão empregadas ou em busca de trabalho, e também no nível de ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade de trabalhar.

Os dados da primeira seção do Boletim de Trabalho do RS, divulgado nesta quarta-feira, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), mostram que no quarto trimestre do ano passado a taxa de participação na força de trabalho chegou a 58,6%, contra 57,5% do trimestre anterior, e o nível de ocupação passou de 51,5% para 53,7%.

Conforme avaliação do pesquisador Raul Bastos, responsável pela primeira seção do boletim, que tem informações baseadas nos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pandemia influenciou de forma decisiva os índices, uma vez que no período mais crítico de 2020, entre o segundo e o terceiro trimestres, muitas pessoas desistiram de procurar trabalho, ou seja, deixaram a força de trabalho.

Pandemia

A primeira seção do Boletim de Trabalho também trouxe dados sobre os ocupados por posição e categorias do emprego durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Ao todo, o número de ocupados registrou uma redução de 506 mil pessoas no Rio Grande do Sul na comparação do quarto trimestre de 2020 com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados, as maiores perdas no ano passado ocorreram nas modalidades mais vulneráveis do mercado de trabalho, como os empregados sem carteira no setor privado (-28,3%), trabalhadores domésticos sem carteira (-17,4%), trabalhadores por conta própria sem CNPJ (-11,9%) e os empregadores sem CNPJ (-46,5%).

Quanto ao rendimento das pessoas ocupadas, o valor médio permaneceu praticamente estável entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020 (R$ 2.598 contra R$ 2.636). A maior queda percentual nos rendimentos foi registrada para os empregadores sem CNPJ (-26,2%), enquanto a maior variação positiva ficou com os empregados sem carteira do setor privado (+25,7%).

Mercado formal em 2020

No mercado formal de trabalho em 2020, as funções ligadas aos serviços foram as mais afetadas pela pandemia no RS. As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), produzido pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e divulgadas no início do ano, mostram que o setor terminou o ano com um saldo negativo de 22,9 mil vínculos formais no Estado (-2,15%). O Comércio também registrou queda, com menos 4,6 mil vínculos formais (-0,74%). Entre os setores com resultado positivo estão a Agropecuária (mais 652 empregos; +0,8%), Construção (mais 870 empregos; +0,7%) e Indústria (mais 4 mil empregos; 0,6%).

Dos 14 segmentos específicos do setor Serviços, o de Alojamento e Alimentação terminou 2020 com menos 17,5 mil empregos formais no período, seguido de Transportes, Armazenagem e Correio (-7,2 mil empregos formais), Educação (-4,4 mil) e Artes, Culturas, Esportes e Recreação (-1,6 mil). Na outra ponta, as maiores altas foram registradas no segmento de Saúde humana e serviços sociais (+6,4 mil empregos formais) e Informação e comunicação (+2,3 mil).

Quanto às ocupações exercidas pelos trabalhadores formais, a categoria de Garçons, barmen, copeiros e sommeliers apresentou a principal queda no número de vínculos de emprego, com um saldo negativo de 5,8 mil postos no Rio Grande do Sul, uma baixa de 33,1%. As funções de Cozinheiro (menos 3,3 mil vagas; -18,7%) e de Fiscal e cobrador do transporte público (menos 2,3 mil vagas; -12,9%) seguem a lista de mais afetadas no ano de 2020 no Estado.

Características

A queda no número de vagas no mercado formal de trabalho afetou especialmente as mulheres, a população com idade entre 50 e 64 anos e os com menor escolaridade. Do saldo negativo, as mulheres representaram quase 70% do total, enquanto no quesito faixa etária as pessoas entre 50 e 64 anos chegaram ao final do ano com menos 37,7 mil postos de emprego formal. Os trabalhadores com Ensino Fundamental incompleto representaram 72% do saldo negativo.