Queiroga cobra disciplina e anuncia campanha anticovid no transporte

Ministro disse que estuda outros países para evitar disseminação, mas avisou que prefeitos decidem regras para trens e ônibus

Queiroga se reuniu com jornalistas nessa manhã NATALIE MACHADO/RECORD TV

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrou disciplina e uso de máscaras pelos usuários de transporte público no Brasil como forma de evitar ainda mais a disseminação do vírus que provoca a Covid-19.

Em café da manhã com jornalistas, o chefe da pasta anunciou ainda uma campanha nacional para prevenir a contaminação, mas avisou que as regras para trens e ônibus são determinadas pelas prefeituras.

“[É necessário] o uso de máscaras de maneira rigorosa, […] disciplina nos transportes urbanos. […] Vai ter um documento, que estará escrito, terá uma campanha [para prevenir a contaminação]. Estamos analisando a prática no mundo. A gente está estudando. Vamos apresentar ao ministro [Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional]. Provavelmente, será uma portaria conjunta com o MDR [Ministério do Desenvolvimento Regional]. As regras dos transportes públicos urbanos é de cada município”, afirmou.

Queiroga disse que a Saúde vai tomar medidas “para evitar que o país chegue a cenários extremos”, mas advertiu que “uma medida homogênea para o país inteiro não vai funcionar”, afastando a possibilidade de um lockdown nacional. O ministro voltou a dizer que o “programa de vacinação é a prioridade número 1 do ministério” e reforçou a vontade de “criar uma secretaria extraordinária para o enfrentamento da pandemia”.

“A pandemia ocasiona outras implicações e o adoecimento do sistema de saúde como um todo”, explicou.