RS registra maior quantidade de leitos livres de UTI desde 24 de fevereiro

Ao todo, há 3.105 pacientes distribuídos em 3.401 leitos disponíveis para casos graves

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul começou a semana com a maior quantidade de leitos livres de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis em mais de um mês e meio. Até às 18h30min desta segunda-feira, recebiam atendimento em estado grave 3.105 pacientes para um total de 3.401 vagas, fazendo com que haja 296 leitos livres de UTI. A marca não era registada desde 24 de fevereiro. Na ocasião, havia 305.

A taxa de ocupação geral das UTIs permanece em queda, atingindo nesse fim de tarde 91,3%. No entanto a pressão na rede hospitalar ainda é considerada crítica, principalmente sobre os leitos privados, com 101.6%. Já os leitos do SUS tinham 87,6% de lotação, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Ainda conforme a pasta, apenas a macrorregião dos Vales tinha mais pacientes do que leitos de UTIs pelo SUS, nessa tarde. Entre as 21 regiões Covid, distribuídas pelo modelo do distanciamento controlado, cinco tinham as UTIs no limite ou acima da capacidade. Os piores cenários são registrados nas regiões de Uruguaiana e Cachoeira do Sul. Com 9 e 8 hospitais respectivamente, ambas atingiam lotação superior a 111% no fim da tarde.

Já os leitos clínicos destinados a pacientes com coronavírus seguem apresentando recuo elevado. Nesta segunda, eram 3.243 pessoas, somando os casos confirmados com os suspeitos. Esse número representa uma queda de 47,93%, se comparado aos 6.229 pacientes em leitos clínicos que eram atendidos em 12 de março.