Até o sábado passado, mais de 17,2 toneladas de alimentos não perecíveis e produtos de higiene haviam sido doados pelos porto-alegrenses em pontos de vacinação no modelo drive-thru da capital.
A ação de arrecadação é uma parceria entre a prefeitura e a Rede de Banco de Alimentos e segue nos três locais de vacinação contra a Covid-19 e ainda no Mercado Público, onde há um ponto de coleta da campanha.
“A solidariedade dos porto-alegrenses é emocionante. Somente no sábado foram arrecadados 1.842 quilos em doações”, comemora a primeira-dama Valéria Leopoldino.
A ação solidária começou em 26 de março – dia em que a cidade celebrou 249 anos de fundação. As doações podem ser feitas nos drive-thrus localizados no Big Sertório, localizado na rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam’s Club, no Big BarraShoppingSul, na avenida Diário de Notícias, n° 300, e na PUCRS, que fica na avenida Ipiranga, n° 6681, com entrada ao lado do Museu da PUCRS.
Todos os pontos de coleta recebem os donativos durante o período de funcionamento do serviço, das 9h às 17. Já as doações feitas no Mercado Público devem ocorrer no local, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 7h às 18h.
A destinação dos produtos fica a cargo do Banco de Alimentos e o Gabinete da Primeira-Dama articula com os órgãos e secretarias municipais como processar os repasses. Também se integraram à iniciativa servidores do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e o efetivo do Comando Militar do Sul.