O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) acionará o Conselho de Ética contra o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) por ter divulgado áudio com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Assessores jurídicos do filho do presidente elaboram a peça nesta segunda-feira (12). O documento deve ser protocolado ainda hoje, sob o argumento de quebra de decoro parlamentar.
A gravação da conversa entre Kajuru e Jair Bolsonaro foi publicada nas redes sociais, e tem como tema a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Bolsonaro pediu ao senador para ampliar a CPI, apurando também a conduta de prefeitos e governadores na pandemia.
“Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada”, afirmou. Na conversa, o presidente pressiona ainda Kajuru para ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tem de peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment [de ministros] também. […] Sabe o que eu acho que vai acontecer, eles vão recuperar tudo. Não tem CPI, não tem investigação de ninguém do Supremo”, acrescentou. Kajuru respondeu que já tinha entrado com pedido de afastamento do ministro Alexandre de Moraes, ao que Bolsonaro respondeu: “Você é 10”.