Morre aos 99 anos o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II

Duque de Edimburgo havia passado por cirurgia no coração no mês passado

Duque voltou ao Castelo de Windsor há três semanas após um mês no hospital. Foto: Julian Calder/Família Real

O Palácio de Buckingham anunciou nesta sexta-feira a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II do Reino Unido por 73 anos. O duque, que voltou ao Castelo de Windsor há três semanas após um mês no hospital para uma cirurgia cardíaca, faleceu dois meses e um dia antes de seu centésimo aniversário. “Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”, afirmou Buckingham em comunicado.

Bandeiras em edifícios históricos na Grã-Bretanha foram colocadas a meio mastro quando um período de luto foi anunciado.

A saúde do Duque vinha se deteriorando lentamente há algum tempo – ele renunciou seus compromissos reais em maio de 2017 e, em 2018, passou por uma cirurgia do quadril. Em fevereiro deste ano, ele foi internado no Hospital privado King Edward VII em Marylebone por precaução depois de se sentir mal. Na sequência, foi submetido a uma operação cardíaca, realizada no Hospital St Bartholomew, na cidade de Londres, no mês passado.