Membros da CPI da Covid poderão ser indicados na próxima semana no Senado

Requerimento de abertura da comissão, que funcionará de forma presencial, será lido na sessão de terça-feira

Foto: Pedro França/Agência Senado

O requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal será lido na próxima sessão, terça-feira (13), pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na sequência, os partidos poderão indicar os membros da comissão, que funcionará de forma presencial.

“Será o único órgão a funcionar presencialmente no Senado, e eu vou buscar garantia e segurança sanitária de senadores, servidores, das pessoas que venham a depor nessa CPI”, disse Pacheco. A determinação de abertura da CPI partiu do ministro Luís Roberto Barroso, do (Supremo Tribunal Federal (STF).

A comissão vai apurar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19. O pedido foi feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO), no início de fevereiro. O requerimento conta com cinco assinaturas a mais do que as que são exigidas.

Em relação a decisão, Pacheco afirmou que vai cumpri-la, mas que considera a determinação “equivocada” e que invoca precedentes inadequados. Para ele, a CPI pode gerar instabilidade política no Brasil, principalmente para contratar vacina e insumos. “Essa apuração tem que ser feita, mas não era o momento”, declarou.