Covid: 303 cidades gaúchas recebem vacinas entregues, de avião, pela BM

Coordenadorias que abrangem outros 194 municípios retiraram imunizantes em Porto Alegre

Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP

Aeronaves da Brigada Militar (BM) garantem, nesta sexta-feira, a entrega do novo lote de vacinas contra a Covid-19 a 303 municípios do Rio Grande do Sul. Um helicóptero e o avião King Air da corporação decolaram rumo a seis municípios com as doses em caixas térmicas que vão desembarcar em 11 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que abastecem 60% do território gaúcho.

O helicóptero da BM transporta vacinas para a coordenadoria de Caxias do Sul. O avião King Air, da BM, decola para fazer um roteiro de cinco cidades: Erechim (doses destinadas a duas coordenadorias); Palmeira das Missões (também duas); Santo Ângelo (quatro coordenadorias de saúde), Bagé e Pelotas (uma cada).

É a décima vez em que a BM auxiliar a transportar as vacinas pelo espaço aéreo gaúcho. As aeronaves levaram a maior parte da carga total de 301.550 de doses recebidas pelo Rio Grande do Sul no lote mais recente, enviado pelo Ministério da Saúde. Dessas, 141.800 doses são da vacina Coronavac e 159.750 da vacina de Oxford/Astranezeca.

As coordenadorias de Porto Alegre, Santa Maria e Alegrete buscaram as cargas de imunizantes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital, ainda nessa quinta-feira. Hoje, foram retiradas no local as doses destinadas às coordenadorias de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, que respondem pelos 194 municípios não cobertos pelo transporte aéreo.