Hospitais gaúchos recebem nova remessa de kit intubação

Em São Gabriel, transferências de pacientes foram suspensas na UTI da Santa Casa

Começou pelo Hospital Regional Nelson Cornetet, de Guaíba, a entrega de mais um lote de medicamentos do kit intubação, nesta terça-feira. A instituição registrou falta de bloqueadores neuromusculares, usados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), desde a semana passada.

A remessa de 92 mil frascos de medicamentos provenientes do Ministério da Saúde, que saiu hoje do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, deve beneficiar 69 hospitais de todas as regiões gaúchas. As entregas vêm sendo feitas com auxílio do efetivo do Comando Militar do Sul.

O lote é composto de quase 40 mil frascos de Atracúrio, 11 mil de Cisatracúrio, 22 mil de Midazolam e 19 mil de Rocurônio. De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde (SES), Roberto Schneiders, essa é uma quantidade importante, porém ainda pequena frente à necessidade da rede hospitalar. Para otimizar a distribuição, medicamentos semelhantes ou que produzem o mesmo efeito vêm sendo partilhados a hospitais diferentes.

O Midazolam vai ser distribuído a 46 hospitais com leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (UTI), proporcionando uma cobertura mínima para quatro dias de consumo. Os outros medicamentos, que incluem bloqueadores neuromusculares, serão distribuídos a 58 hospitais que atendem pelo SUS em UTIs, proporcionando uma cobertura mínima para cinco dias de consumo.

Em São Gabriel, transferências suspensas na Santa Casa

Nessa segunda-feira, a direção do hospital Santa Casa de São Gabriel decidiu pedir a transferência de pacientes internados na UTI Covid ao Sistema de Gerenciamento de Internações Estadual (Gerint). A medida extrema decorreu da falta de bloqueadores neuromusculares e medicamentos para manter os pacientes sedados na casa de saúde.

Ao ser consultada, a Secretaria Estadual da Saúde informou hoje que as transferências foram canceladas por conta do envio de lote de medicamentos ao hospital.