Servidores da Segurança Pública de Porto Alegre recebem primeiras doses contra a Covid-19

Imunização de profissionais ocorre em diversos pontos da Capital para evitar aglomerações

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Os servidores da Segurança Pública de Porto Alegre começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira. Foram imunizados agentes da Polícia Civil, servidores da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe).

Os policiais civis foram imunizados contra o coronavírus no auditório da Palácio da Polícia, no bairro Santana, em Porto Alegre. A chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e o prefeito Sebastião Melo, acompanharam a aplicação da vacina nos profissionais da segurança pública.

A policial civil Aline Tomasetti, que atua no Conselho Superior de Polícia, disse que ficou bastante ansiosa para fazer a vacina. “A gente se expõe a bastante risco e andamos, até em função da bandeira preta, fiscalizando diversos locais onde ocorriam festas clandestinas. Havia muita exposição”, ressaltou. Já a delegada Nadine Anflor afirmou que a vacina veio em boa hora, trazendo tranquilidade para a corporação seguir nas ações, protegendo policiais e familiares.

Os policiais civis, um total de 1.646 profissionais, serão vacinados no auditório do Palácio da Polícia até quarta-feira, das 8h às 17h. A aplicação da vacina é feita pelas equipes de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

No Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital, foram imunizados contra a Covid-19 os agentes da PRF, da Guarda Municipal e da Susepe. A agente penitenciária Carmem Lúcia disse que a partir de agora vai trabalhar com mais segurança. Não foram registradas filas ou aglomerações no início da vacinação. Os integrantes da PRF (162 profissionais), da Susepe (sistema prisional, 885 servidores) e da Guarda Municipal de Porto Alegre (516 profissionais) serão vacinados até o dia 8 de abril. A vacinação ocorre das 8h às 17h.

Já os integrantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar foram vacinados no Hospital da Brigada Militar, no bairro Cristal, na zona Sul da Capital, por equipes do próprio local. A aplicação da vacina ocorre até sexta-feira, dia 9, das 8h às 18h. Nesta segunda-feira, a imunização da Brigada Militar começou às 12h30min, porque as vacinas foram retiradas na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, às 10h. Serão imunizados 3.841 policiais militares e 385 bombeiros militares.

A major Lidiana Mayer Knebel, médica do Departamento de Saúde da Brigada Militar (BM), disse que vão ser vacinados todos os militares da BM e do Corpo de Bombeiros Militar que sejam da ativa e estejam autuado nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público.