China garante insumos de vacinas ao Brasil, declara embaixador

Yang Wanmig e o ministro Marcelo Queiroga se encontraram virtualmente para tratar do combate à pandemia no país

Yang Wanming. Foto: Marcelo Camargo/ABr

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, se reuniu virtualmente, nesta segunda-feira, com o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, e se comprometeu com o suprimento de insumos para a produção de vacinas contra Covid-19 no Brasil. As informações foram publicadas pela Agência Reuters.

“Hoje, tive uma videoconferência com Min. @mqueiroga2, do @minsaude, conversamos sobre o combate à pandemia com união e sobretudo, a parceria de vacinas. O nosso compromisso é continuar o suprimento dos insumos ao Brasil para garantir a sua produção de vacinas conforme o cronograma”, disse o embaixador no Twitter.

O governo brasileiro tenta acelerar a compra e produção de vacinas contra Covid-19 no pior momento da pandemia no país. A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, inclusive em relação a ações da pandemia.

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro chegou a colocar em dúvida a eficácia da CoronaVac, da chinesa Sinovac, vacina que hoje representa cerca de 80% das doses aplicadas no Brasil no enfrentamento à pandemia.