Upa Zona Norte retoma atendimentos em São Leopoldo após 25 dias fechada por superlotação

Desde o dia 10 de março o local estava com as portas fechadas para demanda direta de pacientes

UPA Moacyr Scliar localizada, na Zona Norte da cidade, informou que estava com superlotação | Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo
Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

Com a estabilidade do sistema de saúde de São Leopoldo, tanto de leitos clínicos quanto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da Zona Norte foi reaberta às 7h da manhã deste domingo, para receber pacientes com sintomas gripais e suspeita de Covid-19. Desde o dia 10 de março, o local, que chegou a ter 250% das acomodações ocupadas com pacientes internados pela doença, estava com as portas fechadas para demanda direta de pacientes. Eram recebidoas apenas urgências pelas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Com a volta do funcionamento, o Centro de Atendimento ao Covid (CAC), que funciona no Ginásio Municipal Celso Morbach, esteve fechado para atendimentos neste domingo de Páscoa. Ele volta a atender normalmente nesta segunda-feira. Também amanhã, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pinheiro e Jardim América retomam o atendimento normal, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Os espaços estavam fechados por conta do remanejo de seus profissionais para o atendimento exclusivo contra Covid-19.