Setores econômicos não essenciais funcionam em todo o Rio Grande do Sul neste sábado

Medida, de carácter excepcional, foi decretada pelo Governo do Estado em razão da Páscoa

Foto: Alex Rocha/PMPA

As atividades não essenciais estão liberadas para funcionamento no Rio Grande do Sul, em carácter excepcional, neste sábado (3). A medida, anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) há dois dias, atende a pedidos de empresários – que ganharam um dia a mais do que o previsto, inicialmente, para a arrecadarem com produtos de Páscoa.

Na prática, houve uma troca: a sexta, que seria de movimentação econômica, ficou esvaziada em razão do feriado; já o sábado, que teria restrições maiores, foi alvo de flexibilizações e passou a ser encarado como um dia útil. Segundo o Palácio Piratini, a novidade é válida somente para este final de semana, e não será prorrogada.

São beneficiadas as lojas de rua, shoppings centers, restaurantes, bares, academias e todos os outros serviços que podem operar, com devidas precauções, no dia-a-dia dos gaúchos. Por outro lado, a suspensão das atividades das 20h às 5h permanece em vigor. Ou seja: os empresários terão de observar o horário máximo de funcionamento.

Relembre as regras em vigor

O comércio em geral, academias, salões de beleza e outros serviços permanecem de portas abertas, em todo o Rio Grande do Sul, até às 20h deste sábado. Para restaurantes, bares e lancherias, o horário limite para atendimento é 18h. Depois, ficam disponíveis as opções de pegue e leve e drive-thru.

Não há alterações no caso dos supermercados, já que os estabelecimentos funcionam até às 22h em qualquer dia da semana. As atividades essenciais, como farmácias, clínicas médicas e postos de combustíveis, não têm qualquer restrição de horário. Os espaços de lazer e cultura seguem fechados, por tempo indeterminado.

Confira o decreto que flexibiliza atividades neste sábado