A Fundação Oswaldo Cruz entrega ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (2), mais 1,3 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19. Com a nova remessa, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), totaliza mais de 4,1 milhões de vacinas produzidas e disponibilizadas ao Governo Federal.
O imunizante é feito a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China. A produção é possível no Brasil graças a um acordo de encomenda tecnológica firmado entre a Fiocruz e os desenvolvedores da vacina, a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, em 2020.
A Fiocruz busca alcançar a capacidade de produção de 1 milhão de doses por dia. Nos próximos dias, receberá mais um lote de IFA suficiente para a produção de 5,5 milhões de doses. No total, a União já distribuiu cerca de 34 milhões de doses aos estados, considerando vacinas importadas e produzidas no Brasil.
Dois tipos de vacinas estão disponíveis: uma é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac; e a outra é da Astrazeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e agora produzida também pela Fiocruz.