Tráfego do Canal de Suez é liberado após desencalhe de navio cargueiro

Embarcação conseguiu flutuar e foi reajustada na rota certa

Foto: Reprodução/Redes sociais

O desencalhe do supercargueiro Ever Given, que bloqueva o Canal de Suez há quase uma semana, foi concluído na manhã desta segunda-feira (29). Segundo agências de notícias internacionais, a navegação da embarcação em uma das principais rotas marítimas do mundo foi retomada por volta das 10h30min.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA) já havia antecipado, na madrugada, que o cargueiro havia “reflutuado com sucesso”, mas evitou dar uma previsão de término dos trabalhos. O canal artificial, localizado no Egito, é responsável pela aceleração no transporte de cerca de 12% do comércio global.

O navio que estava encalhado possui 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas. O problema na navegação foi identificado na última terça-feira, em meio a uma tempestade de areia causada por ventos fortes. As outras 369 embarcações que passavam pelo canal ficaram retidos.

Segundo a BBC, as perdas econômicas – diretas e indiretas – ligadas ao encalhe chegam a R$ 300 bilhões. Estima-se que a fila de espera no Canal de Suez seja dissipada em três dias.