Pela quarta semana seguida, março registra recorde de mortes por coronavírus no RS

Entre os dias 22 e 28, 1.954 óbitos foram notificados pela Secretaria Estadual da Saúde

O Rio Grande do Sul quebrou, mais uma vez, o recorde de mortes por coronavírus em uma semana. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), entre os dias 22 e 28 de março, foram notificados 1.954 óbitos. Com isso, o Estado chega a quarta semana consecutiva no mês em que há aumento no número de pessoas que perderam a vida para a doença.

Mesmo antes do término, o mês já é o mais letal da Covid-19 em território gaúcho. Das 18.823 mortes registradas no Estado desde o início da pandemia, 6.436, ou seja, 34,19% ocorreram em março deste ano.

O número de vítimas no terceiro mês do ano no Rio Grande do Sul também tem impacto significativo se comparado aos óbitos que ocorreram no mesmo período no país. Até este domingo, 57.277 pessoas perderam a vida para a doença no Brasil. Desse total,11,23% ocorreram no Estado, o que significa que em cada dez mortes registradas por coronavírus em março, uma ocorreu em solo gaúcho.

Número de infectados diminui

Em contrapartida o número de casos confirmados da doença no Rio Grande do Sul vem demonstrando queda nas duas últimas semanas. Entre os dias 22 e 28, foram confirmados pela SES um total de 41.392 infectados contra 50.198 há uma semana, e a 48.036, registrados entre os dias 8 e 14.

Uma das explicações para que o número de pessoas contaminadas tenha reduzido pode ser pelos índices de mobilidade no Estado. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG), a mobilidade vem caindo desde o fim do carnaval e da cogestão. Ainda segundo a pasta, no período entre 12 e 19 de março houve um aumento de 12,7% no tempo de permanência das pessoas em suas residências. Já a ida de pessoas que a lugares de lazer e varejo, que incluem restaurantes e shoppings, assim como em parques, reduziu mais de 50% no mesmo período.