O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) divulgou, nesta segunda-feira (29), uma recomendação para que as empresas levantem dados de funcionários com comorbidades relacionadas à Covid-19. O documento, elaborado pela seção gaúcha da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT-RS), tem como objetivo agilizar a imunização no Estado.
A ideia é antecipar o dimensionamento do grupo populacional a ser vacinado, bem como realizar uma estimativa de quais insumos, recursos humanos e espaços físicos serão necessários no processo. A sugestão será apresentada às federações de entidades patronais e profissionais na próxima semana, levando em consideração os parâmetros estabelecidos pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SPINI).
Entre os grupos listados como prioritários na vacinação contra a Covid-19, aparecem pacientes cardiopatias congênitas, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR) e doenças renais crônicas, entre outros. Segundo o MPT-RS, o levantamento deve incluir dados pessoais dos trabalhadores – como nome e CPF – além de documentos que comprovem o diagnóstico de comorbidade.
Confira a íntegra da recomendação