Cerca de 13% dos porto-alegrenses receberam primeira dose da vacina contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, começa a imunização de idosos com 69 anos ou mais

Foto: Robson da Silveira/PMPA

Desde o começo da vacinação contra a Covid-19, 193.741 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra o vírus em Porto Alegre. De acordo com o vacinômetro, o número corresponde a 13% da população-alvo da cidade, o que faz de Porto Alegre a melhor colocada no ranking das 23 capitais brasileiras que mantêm atualização disponível para consulta pública.

A vacinação na Capital iniciou em 19 de janeiro com o apoio de diversos setores da sociedade. Nesta segunda-feira, 29, começa a imunização de idosos com 69 anos ou mais.

A ampliação da faixa etária, neste sábado, os drive-thrus registraram longas filas de espera. Por conta disso, a Prefeitura orientou que as pessoas esperassem o começo da semana para vacinar-se. “A SMS recomenda que as pessoas não se dirijam mais a estes locais e deixem para fazer a imunização a partir de segunda-feira, quando além de 3 drive thru (Big Sertório, Big BarraShopping e PUC) também estarão à disposição do público para imunização 39 unidades de saúde”.

Atendimento – Para aliviar a pressão sobre as emergências hospitalares, os três Pronto Atendimentos (Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro) e também sobre a UPA Moacyr Scliar (operada pelo GHC), a prefeitura passou a manter Unidades de Saúde  abertas nos finais de semana para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, incluindo testagem, sem que tenham que recorrer às já sobrecarregadas portas de emergência. Cerca de quatro mil atendimentos já foram realizados aos sábados e domingos. E, durante a semana, 12 unidades atendem até 22h. Fundamentais no enfrentamento à Covid-19, já foram aplicados 379 mil testes RT-PCR e 78.825 testes rápidos, desde o início da pandemia.