Unidades de saúde abrem na tentativa de desafogar emergências em Porto Alegre

Antes mesmo de iniciar atendimentos, algumas unidades já registravam filas

Cinco unidades de saúde estão abertas neste sábado. Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Cinco unidades de saúde estão abertas, até as 20h desde sábado (27), para atender pessoas com sintomas respiratórios em Porto Alegre. Os locais também atenderão a população no domingo. De acordo com a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luciane Beiró, o objetivo da prefeitura é tentar aliviar a pressão sobre as emergências dos prontos atendimentos. A mesma ação ocorreu nos dois últimos finais de semana, quando foram realizados 1.255 e 1.305 atendimentos, respectivamente.

Hoje, antes mesmo da abertura, algumas unidades, como na Moab Caldas, no bairro Santa Tereza, já registravam filas com pacientes aguardando atendimento. Os profissionais destas unidades prestaram atendimento médico, deram orientações e fizeram encaminhamentos necessários. “É uma ação de sucesso. Fazemos inclusive a testagem”, garante Luciane.

De segunda a sexta-feira desta semana, 12 unidades de saúde estarão atendendo em turno estendido, até as 22h, para o mesmo tipo de atendimento. Entretanto, para o próximo final de semana, a abertura dependerá da evolução na procura pelos pacientes. “Nestas duas últimas semanas, reduziu, mas ainda assim achamos prudente abrir. Vamos avaliar os números para o próximo final de semana”, conclui a diretora da SMS.