Apesar de liminar, comércio de Porto Alegre abre parcialmente neste sábado

Muitas pessoas procuraram o Centro da Capital para fazer compras

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Muitos estabelecimentos ignoraram ou desconheceram a determinação judicial, da manhã deste sábado (27), que suspendeu o decreto da Prefeitura de Porto Alegre, publicado na noite de sexta-feira, permitindo que restaurantes, bares, comércio de chocolates e serviços não essenciais pudessem funcionar. No centro da Capital, não era difícil observar que algumas lojas de itens não essenciais permaneceram abertas enquanto outras tentavam burlar a fiscalização.

Também atraídas pela precipitada informação da reabertura, muitas pessoas procuraram os estabelecimentos para fazer compras na manhã de sábado. Havia também muitos que permaneceram fechados. Mas àqueles que ficaram em dúvida e temiam a fiscalização, trabalharam irregularmente com portas e cortinas de ferro entreabertas, recebendo os clientes que queriam entrar.

A incerteza prevista com a decisão do prefeito Sebastião Melo, de flexibilizar o funcionamento dos estabelecimentos, não pegou de surpresa alguns shoppings centers de Porto Alegre, que seguiram fechados, como o Iguatemi, Praia de Belas Shopping e BarraShoppingSul.