Rio Grande do Sul recebe 290 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta quinta-feira

Carga, que teve envio antecipado, faz parte do lote de 700 mil esperado pelo Governo do Estado

Contingente é formado por doses de CoronaVac (foto) e Oxford/AstraZeneca. Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Governo do Rio Grande do Sul recebe, nesta quinta-feira (25), a 11ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o lote é composto de 290 mil doses – sendo a primeira parte do contingente de, aproximadamente, 700 mil aguardado para os próximos dias.

O Instituto Butantan, de São Paulo, foi responsável pela fabricação da maior parte dos imunizantes que chegam ao território gaúcho nas próximas horas. São 227,4 mil ampolas de CoronaVac, desenvolvida em parceria com a Sinovac Biontech. Outras 62,6 mil são da fórmula de Oxford/AstraZeneca.

O Palácio Piratini ainda não confirma o horário de desembarque das doses e, tampouco, o público que será alvo das aplicações. As 700 mil vacinas esperadas pelo Estado levam em consideração as próximas entregas do Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que possibilitam a aceleração, ainda tímida, da imunização no Brasil.

Balanço

Com a chegada do novo lote, o Rio Grande do Sul contabilizará mais de 2,2 milhões de vacinas contra a Covid-19 disponíveis desde o início da campanha. Até o momento, cerca de 884,7 mil pessoas receberam a primeira dose em solo gaúcho, enquanto 283 mil tiveram acesso a duas doses. Os números representam 17,4% do grupo prioritário.