Rio e Niterói terão apenas serviços essenciais a partir de sexta 

Medidas restritivas valerão por 10 dias para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus

Os municípios do Rio de Janeiro e Niterói anunciaram que, a partir da próxima sexta-feira, apenas serviços essenciais estarão autorizados a funcionar na tentativa de reduzir o contato entre pessoas e conter o avanço do coronavírus na Região Metropolitana. A determinação valerá por 10 dias, mesmo período que o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, pretende decretar o “superferiado” no Estado.

Farmácias, mercados, pet-shops e feiras livres, bancos e hotéis estão entre as atividades que poderão funcionar neste período.

Já o atendimento em bares, restaurantes e lanchonetes será exclusivamente para entrega em domicílio, drive-thru e retirada no local.

As medidas foram anunciadas pelos prefeitos das duas cidades em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, e devem ser reavaliadas até o dia 4 de abril. Ambos reforçaram que o período não deve ser encarado como feriado, mas sim como ação de proteção à vida e isolamento social.

Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael confirmaram a suspensão das atividades presenciais em creches, escolas e universidades, além da disputa do Campeonato Carioca, após recomendações dos comitês científicos dos dois municípios em reunião virtual.

O secretário municipal do Rio, Daniel Soranz, justificou o conjunto de ações em razão do cenário epidemiológico atual na capital fluminense, com 670 pessoas internadas em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).