Governo Federal exclui RS na liberação de 1,5 mil leitos de UTI para Covid-19

Decisão foi publicada no Diário Oficial na noite da última sexta-feira

Foto: Mauro Schaefer/CP

O Ministério da Saúde deixou o Rio Grande do Sul de fora da autorização para a criação de mais 1.499 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19, que beneficiará 70 municípios do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial na noite da última sexta-feira (19) e tem caráter temporário e excepcional.

A verba está autorizada para 17 unidades federativas: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. O valor do repasse é de R$ 71,9 milhões, retroativo ao mês de março.

O presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta do Twitter que, com essa autorização, o número de leitos liberados pelo Governo Federal é de 2,7 mil, levando em conta os 1.608 já autorizados para o Estado de São Paulo.

Para conseguir o recurso, as secretárias estaduais e municipais de saúde têm de preencher um cadastro no Sistema de Apoio a Implantação de Políticas da Saúde (SAIPS). A liberação do dinheiro seguirá três critérios: curva epidemiológica de casos de covid na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.