O aumento no preço dos medicamentos utilizados no combate à Covid-19, em especial na intubação de pacientes, pode ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. O requerimento de criação da CPI, protocolado nesta sexta-feira (19), é assinado por 27 parlamentares.
Segundo o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), o documento será analisado pela Procuradoria da Casa. “Recebemos diversos relatos sobre o aumento abusivo dos valores de medicamentos, em mais de 200%. Isto, além de ser um crime contra o interesse público, é um crime contra a humanidade neste momento de desespero,” afirma.
A pauta conta com a chancela do presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza (MDB). “Temos a possibilidade de apurar e fiscalizar os valores praticados para que não ocorra a prática abusiva por parte de setores, o que agrava o contexto da pandemia no Rio Grande do Sul”, destacou.
Piratini entrega nova remessa de medicamentos
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) conclui, ainda hoje, a entrega de 27,2 mil frascos de medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”. Os insumos, adquiridos com recursos próprios, serão distribuídos em hospitais localizados em 24 municípios diferentes, que relataram à pasta uma situação crítica no estoque.
As instituições enfrentam dificuldade de aquisição de drogas como Morfina, Atracúrio e Etomidato no mercado privado, e lidam com uma grande demanda motivada pelo aumento de pacientes internados em decorrência da Covid-19. Só nesta semana, a SES realizou a entrega de duas remessas de insumos, totalizando 57,2 mil frascos.