Cerca de 5 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus estão sendo aplicados a partir desta sexta-feira em todos os servidores da Polícia Civil. O mutirão será realizado até a próxima quarta-feira, dia 24. Os kits foram doados pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) através de uma parceria firmada com a corporação.
O Exército Brasileiro presta apoio na aplicação dos testes em Porto Alegre e no Interior do Estado. Funcionários terceirizados da limpeza nas delegacias também estão incluídos. Na Capital, o atendimento acontece no Salão Nobre do Palácio da Polícia.
A Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, destacou que o objetivo principal desta ação é frear qualquer tipo de contaminação por pelo menos dez dias dos policiais civis que estão trabalhando na linha de frente e se expondo ao vírus.
“Reforço que o principal é o uso de todos os equipamentos de segurança, principalmente a obrigatoriedade de uso de máscara durante todo o tempo que estiverem trabalhando, seja no interior das delegacias, seja dentro das viaturas ou também nas ruas”, afirmou.
A delegada Nadine Anflor lembrou que muitos agentes no Interior já fizeram o teste. “Algumas regiões já tinham conseguido a testagem, como em Santa Maria”, citou. A orientação da instituição é de que os policiais civis que positivaram sejam imediatamente afastados por sete dias. Atualmente existem em torno de 70 servidores que tiveram resultado positivo no teste.