Justiça de Dom Pedrito condena ex-secretários de Saúde da cidade por peculato

Alvário Zanolete foi sentenciado a 54 anos de prisão; Ivanúcia Severo teve pena fixada em 24 anos

Crimes teriam sido cometidos entre 2015 e 2016. Foto: Prefeitura de Dom Pedrito/Arquivo/Divulgação

Ex-secretários de Saúde de Dom Pedrito, Alvário Raul de Souza Zanolete e Ivanúcia Maciel Severo foram condenados pelo crime de peculato em razão de irregularidades cometidas entre os anos de 2015 e 2016. A sentença, divulgada nesta sexta-feira (19), é assinada pelo juiz Luís Filipe Lemos Almeida – que determinou penas de, respectivamente, 54 anos e 10 meses e 24 anos e dez meses de prisão.

Segundo denúncia do Ministério Público (MP/RS), ambos se apropriaram de verbas públicas bloqueadas judicialmente para aquisição de medicamentos e tratamentos de saúde, que deveriam ser custeados por meio do levantamento de alvarás judiciais. Ao todo, foram desviados R$ 215.138,67. O crime, cometido repetidas vezes, era prática comum enquanto os ex-secretários se alternavam no comando da Saúde no município.

“Havia pessoas doentes, precisando do dinheiro que foi disponibilizado pelo Estado, que nunca receberam nada, enquanto os dois, como se comprovou, usavam os recursos para, por exemplo, comprar veículos e fazer outros usos particulares. É revoltante, ainda mais se tratando da saúde das pessoas”, comemora o promotor de Justiça de Dom Pedrito, Francisco Saldanha Lauenstein.

Alvário está preso desde novembro do ano passado, quando foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando R$ 112 mil na cidade catarinense de Chapecó. Na oportunidade, ele não soube explicar a origem do dinheiro, que estava escondido sob algumas roupas. Paralelamente ao processo criminal, os dois respondem na esfera cível pelo ato de improbidade administrativa.