Integrantes da Granpal, mais três cidades gaúchas oficializam interesse na Spunik V

Prefeituras de Viamão, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul querem adquirir 270 mil doses

Foto: Instituto Gamaleya/Divulgação

As prefeituras de Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Viamão oficializaram o interesse na aquisição própria da vacina contra a Covid-19. Por meio do consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), as cidades planejam comprar 270 mil doses da fórmula russa Sputnik V.

A Granpal informou também que, após receber a documentação, irá encaminhar as propostas à farmacêutica TMT Globalpharm Ltda, que distribui a vacina russa no Brasil. Na quarta-feira, mais nove municípios da região haviam oficializado o interesse na compra de 1,5 milhão de doses dessa vacina.

Segundo o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Batistella, outros municípios deverão aderir, como Sapucaia do Sul. “Esperamos, nos próximos dias, receber a confirmação sobre o valor e o prazo de entrega, para que prossiga o processo de compra. O pagamento ocorrerá apenas quando as vacinas chegarem ao Brasil”, explicou.

O Instituto Gamaleya, que desenvolveu a Sputnik V publicou os primeiros dados de eficácia da Sputnik V em fevereiro. Segundo o estudo, divulgado pela revista científica The Lancet, a vacina tem eficácia de 91,6% em casos sintomáticos da doença. Os resultados ainda são preliminares, e levam em conta a aplicação de duas doses.