Hospital de campanha começa a receber hoje pacientes em Porto Alegre

Local servirá para aliviar o fluxo das emergências

Foto: Alina Souza / CP

O hospital de campanha, montado pelo Comando Militar do Sul junto ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, começou a receber os primeiros pacientes na manhã desta sexta-feira. As atividades tiveram início por volta das 7h30min. O local receberá pacientes à espera de leitos, aliviando o fluxo da emergência. Nos últimos dias, as equipes técnicas trabalharam para concluir a rede de gases, instalações elétricas, hidráulicas, climatização e colocação dos equipamentos médicos.

Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, o hospital de campanha é um reforço na rede de atendimento. “O Comando Militar do Sul tem sido um valioso parceiro nesta força-tarefa da capital contra a pandemia. O hospital de campanha é um reforço fundamental na nossa rede de atendimento diante de um cenário tão complicado”, afirma.

Atuarão na nova unidade cerca de 60 profissionais do Hospital Restinga, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O hospital de campanha funcionará 24h e terá à disposição as equipes médicas e toda a estrutura de tomografia, radiografia e outros serviços fundamentais para as emergências e UTIs.

Operação de guerra

O hospital de campanha foi trazido para Porto Alegre por solicitação da prefeitura ao Comando Militar do Sul. A unidade estava instalada em Manaus, mas com a melhora do quadro na capital amazonense, três módulos foram embarcados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e trazidos para a Capital gaúcha. A estrutura de 144 metros quadrados é um equipamento militar projetado para oferecer tratamento médico intensivo em situações de combate. A configuração montada junto ao Hospital Restinga tem espaço para oito leitos de UTIs e 12 leitos clínicos.