O anúncio, feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB), na tarde desta quinta-feira, do início do processo de privatização da Corsan, repercutiu entre políticos gaúchos. Alinhados com as pautas de privatizações, deputados estaduais aplaudiram a atitude de Leite.
“Espero que descumpram outra promessa de campanha e privatizem o Banrisul também”, publicou o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo). A oposição, contudo, até o momento, foi mais ativa e fez as críticas mais fortes ao governador.
Leite explicou, durante o anúncio, que a Corsan não teria condições financeiras de cumprir com o marco que prevê metas para serviços de saneamento até 2033. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, o especialista em direito administrativo e regulatório na área de saneamento, Luiz Kaercher, confirmou a afirmação do tucano. “A obrigação é bem rigorosa. Até onde sabemos, a Corsan não têm recursos para enfrentar e cumprir essas metas”, disse.
Kaercher ainda explicou que, em função do veto mantido pelo governo federal que determina que os contratos das empresas que prestam o serviço de saneamento básico não podem ser prorrogados, somado às metas obrigatórias impostas, a estatal fica prejudicada. “Quanto mais o tempo passa, menos essas companhias têm valor, na medida em que elas não vão poder prorrogar os seus contratos”, disse.
A decisão do governador gerou divergências de opiniões entre os políticos gaúchos. Por parte dos deputados federais, até o momento, as deputadas Fernanda Melchionna (PSol) e Maria do Rosário (PT) se manifestaram, ambas contra a decisão.
Assim como Bolsonaro, @EduardoLeite_ encaminha a entrega do patrimônio dos gaúchos e gaúchas. Se já está cara a conta hoje, imaginem como ficarão as tarifas de água e luz após essa entrega. Diga não à privatização da @Corsan_Oficial e @CEEE_IMPRENSA! https://t.co/sFjx5tsZKg
— Maria do Rosário (@mariadorosario) March 18, 2021
A gente pisca o olho e o gov já quer vender o patrimônio público! 2/3 dos municípios gaúchos são atendidos pela Corsan, que Leite quer privatizar, contrariando promessa de campanha em 2018. O saneamento é direito de todos e deve ser garantido pelo Estado!https://t.co/SLlTKBtHsE
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) March 18, 2021
Na Assembleia Legislativa, o deputado Segio Turra (PP), autor da PEC 280/19, que retira a obrigatoriedade de se fazer um plesbicito para desestatização da Corsan, e, assim, possibilitando de forma mais rápida a venda da empresa, se manifestou prestando informações sobre o projeto.
Exatamente isso. PEC 280/19, cuja preferência para leitura do parecer na CCJ pedi ainda hoje. Na próxima terça-feira já poderemos votar o parecer. O RS precisa avançar e para isso se livrar de âncoras como o plebiscito. https://t.co/mzL08OntTW
— Sérgio Turra (@Sergio_Turra) March 18, 2021
Eduardo Leite, inclusive, citou a proposta em suas redes.
Anunciamos hoje que daremos início ao processo de desestatização da @Corsan_Oficial, estatal responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos em 317 municípios gaúchos. pic.twitter.com/20oUTUvXQd
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) March 18, 2021
O presidente do PSDB no Estado, partido do governador, deputado estadual Mateus Wesp, comemorou a decisão. “O legado de Eduardo Leite será impressionante: tirou o Rio Grande do Sul da era Vargas!”, publicou.
VAMOS PRIVATIZAR A CORSAN!
Estamos chamando o setor privado para solucionar um problema histórico dos gaúchos: saneamento básico.
O legado de Eduardo Leite será impressionante: tirou o Rio Grande do Sul da era Vargas!#borafazerrs#prómercado
— Mateus Wesp (@MateusWesp) March 18, 2021
Feliz em saber que as reformas seguem a todo vapor no RS, atraindo mais investimentos, aliados à eficiência e ao dinamismo do mercado, para entregar maiores e melhores serviços à população.
— Mateus Wesp (@MateusWesp) March 18, 2021
Eric Lins (Dem) e Giuseppe Riesgo também saíram em defesa, em suas redes sociais, da venda.
O Governador @EduardoLeite_ acaba de sinalizar que pretende privatizar a Companhia de Rio-Grandense de Saneamento – CORSAN.
Medida correta e que terá meu completo apoio.
Devemos reduzir o tamanho do Estado para focar em suas atividades típicas.
— Eric Lins (@ericlinsg) March 18, 2021
Excelente!
Parabenizo o Governo por dar continuidade a essa pauta imprescindível para o desenvolvimento do RS, especialmente após a aprovação do marco do saneamento.
Espero que descumpram outra promessa de campanha e privatizem o Banrisul também. 🤷🏻♂️https://t.co/2O8n6d1dDh
— Giuseppe Riesgo (@GiuseppeRiesgo) March 18, 2021
Já os integrantes dos partidos de oposição também se posicionaram contra. O deputado estadual Edegar Pretto (PT) fez um vídeo com a fala do governador, durante seu período de campanha, em que ele afirmava que não venderia a empresa. “Governador Leite mentiu para você”.
GOVERNADOR LEITE MENTIU PARA VOCÊ na campanha de 2018, e anunciou proposta para vender a CORSAN. Em plena pandemia, com recordes de mortes e vacinação lenta, o foco do governo é privatizar a água e acabar com o patrimônio público, construído com esforço e recursos do povo gaúcho. pic.twitter.com/zCXv8lBPrT
— Deputado Edegar Pretto (@EdegarPretto) March 18, 2021
Eduardo Leite prometeu, na campanha eleitoral, em alto e bom som, que não privatizaria Banrisul e Corsan.
Votos vieram, ele venceu o pleito, mas, nesta quinta (18), ele atirou ao vento a promessa de garantir água e saneamento públicos, bens essenciais a tod@s cidadãos. 👇 pic.twitter.com/GI37Ib8Kq8— Deputado Valdeci Oliveira (@Valdeci13rs) March 18, 2021
O governador descumpre a palavra e gera uma grande incerteza em centenas de municípios abastecidos pela Corsan. Há exemplos no mundo todo que a privatização da água é um grande erro. https://t.co/BgjMbEYgpb
— Luiz F. Mainardi (@DepMainardi) March 18, 2021
No auge da pandemia, o Governo do RS, que já tentou vender CEEE e foi barrado na justiça, anuncia privatização da @Corsan_Oficial, quebrando mais uma promessa de campanha. A Corsan é uma das maiores empresas do Brasil! A água é pública, chega de entregar o nosso patrimônio!
— Deputada Sofia Cavedon (@sofiacavedonPT) March 18, 2021
A deputada Luciana Genro (PSol) informou que está tomando conhecimento para possíveis medidas que possam impedir a venda.
A Bancada do PSOL na @AssembleiaRS já está avaliando todas as medidas políticas e jurídicas que possam ser tomadas para impedir a privatização da Corsan. Estou, desde meu primeiro mandato, ao lado dos trabalhadores da companhia na luta em defesa do saneamento e acesso à água.
— Luciana Genro (@lucianagenro) March 18, 2021