Mais de 5,6 milhões de pessoas já fizeram a declaração do imposto de renda

No Rio Grande do Sul foram entregues mais de 310 mil declarações

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil / CP

A Receita Federal recebeu, até as 11 horas desta quarta-feira, 5.642.123 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Só no Rio Grande do Sul já foram entregues mais de 310 mil declarações.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1h e 5 horas. No site do órgão, há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Nova conta da Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal possui atualmente dois formatos de números de conta-corrente válido. No cadastro das informações bancárias para débito automático do pagamento das quotas do imposto de renda ou para crédito da restituição será possível informar tanto o antigo número de conta da Caixa Econômica Federal como a nova numeração.

Mais informações podem ser obtidas no ícone após selecionar o Banco 104 – Caixa Econômica Federal no Painel Inicial ou na Ficha Resumo.

Restituição em contas pagamento

Para as declarações com Imposto a Restituir, a partir deste ano, será possível selecionar “Contas Pagamento” (deFintechs, por exemplo) para Crédito de Restituição do Imposto sobre a Renda.

O prazo de entrega vai até as 23h59min de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações. Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.