Lote com 318,2 mil doses da CoronaVac, fabricadas no Butantan, chega ao RS

Governo do Estado define logística de distribuição do imunizante na tarde desta quarta-feira

Vacinas no RS. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Um avião carregado com 318,2 mil doses da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (17). Esta é a nona remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul – que, agora, totaliza 1.604.400 imunizantes recebidos.

Desembarque da carga aconteceu por volta das 9h. Vídeo: Polícia Federal/Divulgação

O contingente é mais expressivo do que o registrado na semana passada, quando o Estado teve acesso a 187,8 mil doses da CoronaVac. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os técnicos ainda não definiram quais grupos irão receber as vacinas desta remessa – que pode ser destinada tanto à primeira, quanto à segunda aplicação.

Também não foram divulgados os detalhes da logística de distribuição do carregamento, que só deve ter início na quinta-feira. Até o momento, 624,1 mil pessoas tiveram acesso a uma vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Completaram o programa de imunização, com duas doses, 218,8 mil.

Remessa da Fiocruz deve chegar na próxima semana

O contingente que está em território gaúcho faz parte de um lote de 3,3 milhões de doses, liberadas pelo Butantan ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) na segunda-feira. O Instituto, que entregou 22,6 milhões de doses ao Governo Federal desde janeiro, trabalha para concluir a produção de mais 54 milhões até 30 de agosto.

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que entregou ao Ministério da Saúde as primeiras 500 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas no Brasil, deve enviar mais 580 mil até a sexta-feira. Com isso, a União terá pouco mais de 1 milhão de vacinas para dividir entre as unidades federativas no início da próxima semana.