Hospital de Clínicas completa três dias com a emergência Covid fechada

Instituição recebe apenas pacientes que chegam via Sistema de Gerenciamento de Internações ou Samu

Centro de referência no combate ao coronavírus em Porto Alegre, Hospital de Clínicas é um dos que oferece leitos de UTI na cidade | Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas
Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas

Pelo terceiro dia seguido a emergência Covid do Hospital de Clínicas permanece fechada. A medida foi tomada no último domingo, devido a superlotação. Nesta quarta-feira, o local atende com superlotação de 195,12%.

Com a decisão, a emergência Covid do Clínicas recebe, neste momento, apenas pacientes que cheguem através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou pelo Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint). Já a emergência voltada para pessoas que não tem coronavírus permanece com funcionamento normal.

Vale destacar que nessa terça, os hospitais Vila Nova e Conceição restringiram o atendimento nas suas emergências por tempo indeterminado, também em função da sobrecarga nos serviços. Com isso, ambos os locais atendem apenas casos graves.

Já na Santa Casa, os atendimentos nas emergências dos hospitais Santa Clara e Dom Vicente Scherer foram mantidos nesta quarta. Os locais trabalham de forma parcial, ou seja, com restrição máxima, recebendo apenas pacientes provenientes da central de regulação de Porto Alegre e do SAMU. Ambas as emergências chegaram ter os serviços suspensos entre o domingo e o final da tarde de ontem, devido ao agravamento da pandemia. A emergência não Covid, também localizada no Dom Vicente Scherer, está recebendo pacientes com casos graves.

Além dessas quatro instituições, há pelo menos outras seis com as emergências trabalhando de forma restrita ou com os serviços suspensos na Capital.