O primeiro dia de vacinação dos idosos, a partir de 75 anos ou mais, contra a Covid-19, foi marcada por filas nos postos de saúde de Porto Alegre. Na manhã desta quarta-feira, o movimento foi intenso na Unidade de Saúde Morro Santana, na zona Norte da Capital. Os funcionários da unidade de saúde trataram de organizar a fila de quem foi realizar a primeira dose do imunizante. A aplicação da vacina foi feita em 21 unidades de saúde e dois drive-thrus.
A dona de casa Luiza Meirelles, 75 anos, chegou depois das 10h no posto de saúde. “Estou feliz por realizar a vacina e espero que todos os brasileiros também possam ser imunizados o mais rápido possível”, ressaltou. O aposentado Miguel Menezes, 75 anos, foi sozinho a unidade de saúde para receber a primeira dose da Coronavac. “Tenho certeza que vamos vencer essa doença”, comentou. Além da vacinação dos idosos a partir dos 75 anos ou mais, também foram imunizadas as pessoas que haviam recebido a primeira dose da Coronavac.
No Centro de Saúde Modelo, e na unidade Santa Cecília, ambas no bairro Santana, houve fila e grande procura durante a manhã pela vacinação. Os idosos que chegavam ao local recebiam uma senha, e o tempo de espera não passou dos 15 minutos. Duas tendas do Exército foram colocadas montadas no pátio do posto e cadeiras para que as pessoas aguardem sentadas até serem chamadas.
Estimativa aponta para imunização de mais 6 mil pessoas
A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que mais seis mil pessoas na faixa etária dos 75 anos sejam imunizadas em Porto Alegre. No drive-thru do Big Sertório, na avenida Sertório, na zona Norte, haviam sido aplicadas mais 300 doses da vacina até as 11h. Servidores da SMS e militares do Exército informaram que o movimento foi tranquilo no começo da manhã: O tempo de espera foi de aproximadamente 40 minutos na fila até receber a vacina. No drive-thru do BIG do BarraShoppingSul, a movimentação também foi tranquila para a realização da imunização.
A SMS informou que a vacinação está garantida para todo o público das faixas etárias desta primeira fase da campanha, independente do horário de chegada à unidade de saúde. Por isso, não é necessário chegar cedo. Os idosos devem apresentar um documento de identidade com CPF e comprovante de residência de Porto Alegre. Já os idosos que farão a segunda dose devem levar a carteira de vacinação onde consta o registro da primeira dose.
As equipes de saúde prosseguem com visitas domiciliares para imunizar idosos acamados, além da aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e populações indígenas e quilombolas. A Secretaria Municipal da Saúde informou que a vacinação de pessoas de 75 anos ou mais terá continuidade no dia de hoje até que se decida por outra faixa etária.