Após dois dias, Santa Casa retoma atendimento em emergências para pacientes Covid

Emergências localizadas no Hospital Santa Clara e no Hospital Dom Vicente Scherer, voltam a atender, de forma parcial, nesta terça-feira

Santa Casa procedimentos
Foto: Reprodução Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre retomou o atendimento nas emergências localizadas no Hospital Santa Clara e no Hospital Dom Vicente Scherer nesta terça-feira. Ambas estavam fechadas desde o último domingo devido a superlotação provocada pelo agravamento da pandemia.

De acordo com a nota da instituição, as duas emergências passam a operar com restrição máxima, ou seja, recebendo somente casos provenientes da regulação do Município de Porto Alegre e do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU). Além disso, a emergência para pacientes sem coronavírus, também localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, também teve seus atendimentos restabelecidos, recebendo casos graves.

Ainda nesta terça, o Hospital Conceição voltou a estabelecer medidas de priorização do atendimento aos pacientes que chegam até o local, como relata o diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Dr. Francisco Paz.

“O atendimento na nossa emergência continua com uma grande pressão por conta da demanda. O número de pessoas que acorrem ao hospital é muito grande. Nesse sentido, estamos tendo o cuidado de priorizar o atendimento para os casos mais graves. Não fechamos a emergência, porém selecionamos a ordem dos atendimentos”, explica o médico.

Já o Hospital de Clínicas, permanece com sua emergência recebendo apenas pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou pelo Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint). No entanto, a emergência para pacientes sem coronavírus mantém funcionamento normal. A situação é avaliada diariamente pela direção do hospital e está em vigor desde o último domingo.

Além dessas instituições, pelo menos outros sete hospitais da Capital ainda restringem ou suspendem o atendimento em suas emergências.