Os hospitais localizados no Rio Grande do Sul recebem, a partir desta terça-feira (16), um novo lote do medicamento Propofol, utilizado no kit necessário para a intubação de pacientes com a Covid-19. Enviada pelo Ministério da Saúde, a carga está em território gaúcho desde o domingo, quando foi levada à câmara fria do depósito de medicamentos do 3º Batalhão de Suprimento do Exército, em Nova Santa Rita.
Os militares, responsáveis pela divisão do material, vão liderar o processo de envio da droga às instituições hospitalares. Também serão distribuídos medicamentos como o Atracúrio e a Epinefrina – que, juntos, agem como sedativos, relaxantes musculares e bloqueadores neuromusculares necessários para a intubação. A demanda por esses itens é alta, em todo o Brasil.
“Apesar de a responsabilidade de aquisição ser das instituições hospitalares, o Estado está presente buscando auxiliar para garantir o atendimento qualificado à população, cumprindo o seu papel nesse momento crítico e de aumento expressivo na demanda”, garante Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da SES.
O Governo do Estado identificou uma grande variação do tempo de cobertura dos estoques de medicamentos entre os diversos hospitais localizados no Rio Grande do Sul. Por isso, trabalha em um diagnóstico detalhado dos motivos da falta de insumos, contatando as instituições e os principais produtores no país.