Nove unidades de saúde da Capital abrem hoje para atender pessoas com sintomas respiratórios

Secretária Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza atendimento em unidades de saúde. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nove unidades de saúde de Porto Alegre estarão abertas neste domingo (14) exclusivamente para receber pessoas com sintomas de problemas respiratórios. O horário de atendimento é das 10h às 20h. Os usuários recebem atendimento médico, orientações sobre como proceder em isolamento e são encaminhados para emergências nos casos em que for necessário.

As unidades abertas neste domingo não farão vacina contra a Covid-19. A vacinação será retomada nesta segunda-feira (15), em locais e faixas etárias a serem confirmados ainda hoje pela prefeitura.

A abertura das unidades da SMS no fim de semana é uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Vila Nova e Hospital Divina Providência. O objetivo desta operação, uma vez que os postos normalmente não abrem nos fins de semana, é aliviar a pressão sobre as portas de emergência, especialmente os Prontos Atendimentos, que já se encontram sobrecarregados. Atendendo pessoas com sintomas leves nas unidades de saúde, evita-se que pacientes sem gravidade venham a aumentar a superlotação nas emergências.

Nesse sábado (13), as 12 unidades de saúde abertas na Capital realizaram 733 atendimentos. Foram feitas 337 coletas para testagem PCR, notificados 277 casos de Covid-19 e realizadas sete remoções pelo Samu. Nas farmácias das unidades, foram 773 fornecimentos gratuitos de medicamentos.

Unidades de saúde que abrem neste domingo:

US Diretor Pestana – Rua Dona Teodora,1016 – Bairro Humaitá
CF Álvaro Difini – Rua Álvaro Difini, 520 – Restinga Nova
US Tristeza – Av. Wenceslau Escobar, 2442 – Bairro Tristeza
US Moradas da Hípica – Rua GeraldoTollens Linck, 235 – Bairro Aberta dos Morros
US Moab Caldas – Av. Moab Caldas, 400 – Bairro Santa Tereza
US Lomba do Pinheiro – Estr. João de Oliveira Remião, 6111 – Lomba do Pinheiro
US São Carlos – Av. Bento Gonçalves, 6670 – Bairro Agronomia
US Assis Brasil – Av. Assis Brasil, 6615 – Bairro Sarandi
US Morro Santana – Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Morro Santana