Mais 60 respiradores para hospitais chegam ao RS

Equipamentos servem para ampliar a rede de leitos de UTI SUS no tratamento de pacientes Covid

Investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Mais 60 respiradores beira-leito transportados por equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) desde a empresa, em Jaraguá do Sul (SC), chegaram a Porto Alegre na noite desse sábado (13) para serem distribuídos a hospitais gaúchos e ampliar a rede de leitos de UTI SUS para tratar pacientes Covid.

“Partimos de Porto Alegre rumo a Santa Catarina no início da tarde de sexta-feira. Na manhã deste sábado, bem cedo, a empresa abriu exclusivamente para retirarmos os equipamentos. Carregamos e pegamos a estrada para voltar, tudo para que os respiradores chegassem de forma rápida, pois sabemos da urgência e temos de fazer a nossa parte”, explica Rosângela Lucena, uma das responsáveis pela Divisão de Gestão do Patrimônio, Materiais e Insumos da SES.

O investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões. Em função da urgência da SES, a empresa colocou o material em produção durante a tramitação do processo, agilizando a entrega.

Os equipamentos vieram do Estado vizinho em dois caminhões do Estado do RS e foram descarregados e armazenados na Divisão de Suprimentos da SES, na Capital. Numa corrida contra o tempo, os respiradores serão catalogados e irão receber a etiqueta de patrimônio do Estado ainda na manhã deste domingo (14). À tarde, alguns deles já serão entregues a representantes de hospitais.

“Vamos entregar ainda neste domingo 29 respiradores para sete hospitais que já têm estrutura pronta, inclusive com profissionais habilitados, e podem começar a operar imediatamente seus leitos de UTI. Nos próximos dias, iremos distribuir o restante”, afirma Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES.

HOSPITAIS APTOS A RETIRAR OS RESPIRADORES NESTE DOMINGO:

– Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves: 2 respiradores
– Hospital de Caridade, de Cachoeira do Sul: 5
– Hospital Santa Terezinha, de Erechim: 6
– Hospital São Vicente de Paulo, de Osório: 3
– Hospital de Sapiranga: 5
– Hospital de Santiago: 5
– Hospital de Caridade, de São Jerônimo: 3