Com superlotação, Santa Casa fecha duas emergências que atendem pacientes adultos

A partir deste domingo, a emergência SUS, localizada no Hospital Santa Clara e na emergência Covid, localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, não estão recebendo novos pacientes por tempo indeterminado

Santa Casa procedimentos
Foto: Reprodução Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciou em nota, neste domingo, o fechamento de duas das suas três emergências que atendem pacientes adultos: a emergência que atende pessoas através do Sistema Único de Saúde (SUS), localizada no Hospital Santa Clara, e a emergência Covid, localizada no Hospital Dom Vicente Scherer.

De acordo com a instituição, a medida foi tomada por conta da capacidade assistencial estar próxima aos 300% de ocupação. A nota ainda informa que ambas as emergências já vinham atendendo com restrições. Com a decisão, não estão sendo recebidos novos pacientes nestas áreas da Santa Casa.

Já a emergência não Covid, também localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, passou a funcionar com restrição máxima, ou seja, atendendo exclusivamente pessoas com risco de morte iminente. Ainda segundo a instituição, as medidas serão por tempo indeterminado, a partir da análise constante do cenário assistencial da instituição.