Número de municípios gaúchos que ampliam restrições cai pela metade neste fim de semana

Variação se deve à Associação dos Municípios do Litoral Norte, que não aderiu à medida

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar da Covid-19 não ter dado sinais de desaceleração no Rio Grande do Sul, o número de municípios gaúchos com medidas mais restritivas do que as previstas pela bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado caiu neste fim de semana. Segundo levantamento da Rádio Guaíba, 25 cidades estão em regime de confinamento entre o sábado (13) e o domingo (14) – pouco mais da metade do registrado há sete dias.

A queda na adesão se deve, principalmente, ao posicionamento da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). Na semana passada, todas as 23 prefeituras que compõem a entidade fizeram o chamado “lockdown”. Nesta semana, o único município que ampliou as restrições à circulação de pessoas nas ruas é Imbé – que, dentre outras coisas, decretou que os supermercados só podem atender em tele-entrega.

Enquanto isso, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) repetem a medida adotada no último final de semana. Nestas entidades, dois municípios apresentam-se como exceções: Charqueadas, que não aderiu ao confinamento na semana passada, implementou as restrições; já Santa Cruz do Sul, que havia aderido, optou por manter as regras da bandeira preta.

As cidades de Guaíba, na região Metropolitana; Camaquã e Pelotas, na região Sul; Tupanciretã, na região Central, e Seberi, na região Norte, impuseram regras do tipo independentemente das decisões tomadas nas assembleias das entidades que fazem parte. O decreto publicado pela prefeitura de Seberi é o mais rigoroso, proibindo a circulação de pessoas e veículos particulares até o dia 20.

São Leopoldo, que havia imposto confinamento aos moradores no final de semana passado, não editou uma nova medida. Entretanto, o prefeito Ary Vanazzi (PT) antecipou que vai publicar, nos próximos dias, um decreto que prevê a punição de quem não utilizar a máscara, bem como dos sintomáticos que não respeitarem o isolamento. O político defende a implementação de lockdown em toda a Região Metropolitana.

Lista de municípios gaúchos em confinamento

Arroio dos Ratos
Barão do Triunfo
Boqueirão do Leão
Butiá
Camaquã
Candelária
Charqueadas
Encruzilhada do Sul
General Câmara
Gramado Xavier
Guaíba
Herveiras
Imbé
Mato Leitão
Pantano Grande
Passo do Sobrado
Pelotas
Rio Pardo
Seberi
Sinimbu
Tupanciretã
Vale do Sol
Vale Verde
Venâncio Aires
Vera Cruz