O drive-thru de vacinação contra a Covid-19 em Canoas, promovido pela prefeitura da cidade neste sábado (13), durou quatro horas a menos do que o previsto. Apesar das equipes terem sido mobilizadas até as 16h, as quatro mil doses disponibilizadas aos idosos com mais de 75 anos foram aplicadas antes mesmo do meio-dia.
A alta demanda foi comemorada pelo prefeito Jairo Jorge (PSD). Segundo o político, o contingente oferecido era suficiente para que toda a população-alvo do drive-thru recebesse a primeira dose. “A eficiência e a rapidez sempre atraem pessoas. Muitas vezes, as pessoas que moram em Canoas acabam trazendo familiares”, explicou.
“Estamos atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estamos exigindo o comprovante de residência, mas estamos aqui para vacinar. Hoje, pessoas que não tinham se vacinado antes compareceram. Talvez estivesse em dúvida quanto à vacina. Acho que isso é positivo, mostra que as pessoas acreditam na vacina”, declarou Jorge.
A exemplo dos anteriores, o drive-thru foi exclusivo para aplicação de primeiras doses. Para se vacinar, os idosos tiveram de apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. O atendimento aconteceu por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
A aplicação da primeira dose do imunizante em Canoas será retomada quando o município receber mais vacinas, já que o contingente enviado nesta semana chegou ao fim. A cidade conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas neste final de semana, em regime de plantão, para o atendimento dos casos suspeitos de Covid-19.