A Polícia Civil anunciou nesta sexta-feira a prisão de um dos principais líderes de facção criminosa do Rio Grande do Sul. O homem, de 38 anos, era apontado como o foragido número um do Estado. A prisão foi efetuada no município de Itapema, em Santa Catarina.
A ofensiva faz parte da Operação “Cidade de Deus” que foi deflagrada com o objetivo de capturar o criminoso. A ação uniu esforços do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, a DPHPP de Gravataí e a 3ª DPHPP de Porto Alegre, com o suporte da Divisão de Inteligência Policial.
O foragido estava escondido em um imóvel de alto padrão à beira mar na Meia Praia, em Itapema, no litoral catarinense, e fazia uso de um veículo de luxo, além de estar acompanhado por seguranças durante a abordagem. O alvo é irmão de um vereador eleito no último pleito eleitoral no município de Cachoeirinha, investigado pelo Ministério Público do RS, sob a suspeita de ter a sua campanha financiada pela facção da qual faz parte o irmão.
O alvo da operação possui mandado de prisão por furto a estabelecimento bancário, além de possuir dois mandados de prisão preventiva pela prática de homicídios cometidos na Capital. Ele também foi indiciado pela participação no roubo a uma empresa de transporte de valores ocorrido em abril de 2018. Na oportunidade, ao menos cinco funcionários da empresa foram feitos de refém e foram subtraídas armas, coletes balísticos e dinheiro da sede da empresa. O foragido também foi apontado como co-autor de outros 11 homicídios que seguem em apuração.