Hospital de campanha para Covid-19 começa a ser montado na zona Sul de Porto Alegre

Estrutura, composta por três barracas, terá aproximadamente 144m² de área

Materiais estavam em Manaus, onde foram utilizados no momento mais crítico da pandemia. Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A montagem do primeiro hospital de campanha para atendimento de pacientes com Covid-19 em Porto Alegre começou na manhã desta sexta-feira (12), com o desembarque das estruturas no Hospital Restinga Extremo Sul. O material, vindo de Manaus, chegou ao Rio Grande do Sul em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) – que pousou por volta das 4h30min na base aérea de Canoas.

Desembarque da estrutura aconteceu durante a madrugada. Vídeo: Comando Militar do Sul/Divulgação

A carga permaneceu na cidade da Região Metropolitana até as 8h, quando começou o deslocamento até a Capital em um comboio do Exército Brasileiro, que utilizou quatro caminhões. Ainda não há data confirmada para o término das montagens e tampouco para o início das operações. A estrutura, composta por três barracas, terá aproximadamente 144m² de área.

O hospital de campanha do Exército estava cedido ao governo do Amazonas e deixou de ser útil em razão da redução da demanda no Norte do país. Pelo menos 20 vagas destinadas a pacientes infectados com o coronavírus serão criadas, sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos clínicos. A prefeitura de Porto Alegre vai fornecer as equipes médicas e os equipamentos hospitalares.