A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) recomendou, por meio de nota, no início da tarde desta sexta-feira, que os gestores municipais, além de adotarem regras severas de restrição, avaliem a decretação de lockdown nas cidades.
“Nesse momento em que velocidade de propagação do vírus é maior do que a capacidade de acolher pacientes, a comunidade científica reforça as medidas que impõem o isolamento social e os governantes locais precisam estar atentos a isso”, cita um trecho da nota publicada pela entidade.
Nesta sexta-feira, o Brasil atingiu a marca 2,2 mil mortes pela Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo.
O documento reforça que, apesar de ser necessário o respeito às particularidades de cada município, o momento “exige posições firmes para proteger a vida”. A entidade alega, ainda, que declarações do presidente Jair Bolsonaro evidenciaram “a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia” e ratificaram “a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida”.
Na última quarta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) garantiu que vai retomar o sistema de cogestão no RS na próximo dia 22, porém com medidas mais restritivas que as adotadas até o início do mês.
Confira aqui documento na íntegra.