Após um ano de combate a pandemia do coronavírus, Porto Alegre terá um hospital de campanha. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira pelo Comando Militar do Sul, que será responsável pela instalação.
A estrutura contará com três barracas, e vão abrigar 20 leitos, sendo quatro deles de Unidade de Terapía Intensiva (UTI). Além da montagem, guarda do local também será feita pelos militares. Já a prefeitura irá fornecer as equipes médicas e os equipamentos hospitalares.
De acordo com o Exército, a instituição conta atualmente com dois hospitais instalados em Manaus, na capital do Amazonas. No entanto, é um desses módulos, que está sendo desmontado, e será transportado para a capital gaúcha pela Força Aérea Brasileira. A previsão é de que parte da estrutura desembarque na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, nesta noite.
Já o restante deve chegar a cidade nesta sexta. A partir daí, o hospital de campanha começará a ser instalado junto ao Hospital Restinga Extremo-Sul (HRES). Por conta disso, a direção da instituição informa que a Clínica da Família estará fechada e não realizará atendimentos amanhã. Enquanto que o hospital não terá alterações no funcionamento no período de instalação das estruturas.
Através de uma rede social, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, agradeceu ao exército por mais este auxílio no combate a pandemia do coronavírus.