Porto Alegre registrou um crescimento de 174,35% no número de pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O aumento percentual foi registrado em um intervalo de apenas um mês.
Neste período, o número de pessoas relacionadas a doença internadas em UTIs saltou de 308 para 845, segundo a última atualização realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Caso o recorte considere apenas as internações com diagnóstico confirmado de Covid, o crescimento é de quase três vezes, passando de 282 para 799, até às 15h.
O volume também reflete diretamente na média de ocupação das UTIs da capital, que no dia 11 de fevereiro era de 89,95%, enquanto que nesta quinta as unidades trabalham com uma sobrecarga de 110,98%.
Esse panorama segue pela ótica das instituições. Há 30 dias, a SMS monitorava Unidades de Tratamento Intensivo de 17 hospitais da cidade. Na ocasião, apenas o Moinhos de Vento e o Mãe de Deus estavam atendendo com capacidade máxima. Já nesta tarde, mesmo com o acréscimo de leitos e de mais um hospital na rede de saúde de Porto Alegre, são 13 com UTIs lotadas ou com sobrecarga de trabalho.
*Dados atualizados às 15h do dia 11/03/2021