Com a primeira morte por coronavírus registrada em Mampituba, o Litoral Norte passou a ter o registro de mortes em decorrência da doença em todos os 23 municípios que compõem a região. A informação foi confirmada pela 18ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que contabilizou outros 10 óbitos na noite dessa quarta-feira.
Com isso, agora, a região soma 662 vidas perdidas em função da doença. Além das mortes, já foram confirmados 37.825 casos da doença.
Conforme a última atualização, pela primeira vez, a região também registrou a presença da variante P1, originária de Manaus, no Amazonas, e que está associada ao maior contágio e aumento do número de casos graves. As amostras foram identificadas em Imbé e Torres.
O Litoral Norte segue com a rede de saúde em colapso. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 145%, fazendo com que a lista de espera seja de 50 pessoas. Já as Unidades de terapia Intensiva (UTIs) têm superlotação de 109%, com fila de 54 pacientes.
Na última terça-feira, dos 108 pacientes que aguardavam leito clínico ou de UTI, 40 tiveram seus pedidos encerrados, dos quais nove com evolução para óbito. A região contabiliza, ainda, 4.338 pacientes com a doença ativa e um total de 289 pessoas internadas.