A capital vai aumentar a cobertura de atendimento em leitos clínicos dedicados para o tratamento de pacientes com coronavírus. A partir de uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 50 novos leitos serão abertos no Hospital Sanatório Partenon (HSP), nos próximos dias.
De acordo com o governo estadual, o município vai ceder profissionais da área da saúde e realizar os atendimentos, enquanto o Estado fornece a infraestrutura.
O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, considera que a conquista “é mais um resultado da sintonia entre os dois Poderes para unir esforços no enfrentamento à pandemia e na busca de uma proteção cada vez maior e melhor para a população”.
Localizado na avenida Bento Gonçalves, na zona Leste da cidade, o Sanatório Partenon se tornou a primeira instituição pública do Rio Grande do Sul destinada ao tratamento da tuberculose.
Atualmente, além da internação para tuberculose, o local conta com atendimento ambulatorial, Centro de Testagem e Aconselhamento em IST-aids, Serviço de Atenção Terapêutica para usuários vivendo com HIV-aids, Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais e Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis.
O local também é utilizado como retaguarda técnica para os programas estaduais nessas áreas, e atua na área de Ensino e Pesquisa, no qual desenvolve pesquisas clínicas e epidemiológicas com foco prioritário em estudos operacionais voltados para tuberculose e HIV-aids.