Mãe do presidente Bolsonaro toma a segunda dose da Coronavac

Dona Olinda, que completa 94 anos neste mês, recebeu a dose em casa, no interior de São Paulo

Foto: Prefeitura de Eldorado / R7

A mãe do presidente Jair Bolsonaro tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 às 10h30min desta segunda-feira, em Eldorado, no interior de São Paulo. Assim como na primeira aplicação, há 24 dias, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 93 anos, recebeu o imunizante da Coronavac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto paulista Butantan. A informação é confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Eldorado. Duas filhas dela, Denise e Vânia Bolsonaro, acompanharam a aplicação.

Após a primeira dose, a Coronavac precisa ser aplicada novamente no intervalo entre 21 e 28 dias para garantir a imunização. Já a vacina da Universidade de Oxford, feita em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, requer um espaço maior, de três meses (12 semanas), conforme recomendação do próprio Ministério da Saúde.

O presidente, em uma live no Facebook dia 18 de fevereiro, negou que a mãe tenha tomado a Coronavac, vacina que, em várias ocasiões, atacou. Na fase anterior à aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Bolsonaro pôs em dúvida a eficácia do composto. Também o incomoda o fato de o adversário político João Doria, governador de São Paulo, ter feito primeiro um acordo com a Sinovac.

O presidente declarou ser falsa a reportagem do R7, que revelou a vacina tomada por dona Olinda em primeira mão.